XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O DEUS DIONÍSIO NO PENSAMENTO DE NIETZSCHE Autor: ADRIANA COSTA DE MELLO ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PEDRO DUARTE DE ANDRADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33554
Catalogação: 10/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33554@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33554
Resumo:
Título: O DEUS DIONÍSIO NO PENSAMENTO DE NIETZSCHE Autor: ADRIANA COSTA DE MELLO ALVES
Nº do Conteudo: 33554
Catalogação: 10/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33554@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33554
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo discutir a importância do deus Dionísio e do saber trágico no desenvolvimento da obra de Nietzsche. No seu primeiro livro, em 1871, O nascimento da tragédia, Nietzsche começa a elaborar uma teoria do trágico que perpassa toda a sua obra, sofrendo modificações ao longo dos anos, em sintonia com as mudanças e evoluções no pensamento do filósofo. O saber trágico, na concepção nietzschiana, vem para superar o pessimismo que se apresenta sob as formas da moral e da metafísica. A aliança fraterna constituída por Apolo e Dionísio permite uma redenção que harmoniza sofrimento e prazer (NT, parágrafo 21). Nietzsche foi buscar na tragédia grega bem como nos pensadores pré-socráticos, especialmente Heráclito, a inspiração para elaborar uma contra doutrina que pudesse se opor ao niilismo e ao cansaço humano, segundo ele inaugurados pela doutrina racionalista socrático-platônica. Algumas obras do filósofo, com ênfase em O nascimento da tragédia, serão examinadas neste trabalho, visando ilustrar os conceitos nietzschianos que sustentam o pensamento trágico, tais como o eterno retorno, a vontade de poder e o amor fati; ainda que apareçam tardiamente na sua filosofia, estes conceitos têm, como pressuposto comum, a perspectiva trágica de olhar a existência.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |