XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A IMAGEM DA MULHER NOS RETRATOS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX Autor: VERÓNICA CECILIA GOBET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA EDUARDA CASTRO MAGALHAES MARQUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33546
Catalogação: 10/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33546@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33546
Resumo:
Título: A IMAGEM DA MULHER NOS RETRATOS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX Autor: VERÓNICA CECILIA GOBET
Nº do Conteudo: 33546
Catalogação: 10/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33546@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33546
Resumo:
O presente estudo tem como objeto de investigação a produção pictórica de retratos femininos durante a primeira metade do século XIX, momento da independência e da consolidação do Império brasileiro.
Este trabalho busca analisar as mudanças nas representações artísticas, associando-as ao processo histórico da sociedade brasileira de então, em especial à dinâmica da corte imperial, instalada na cidade do Rio de Janeiro. O ano 1816 marca o início da análise, considerando a relevância histórica para as artes brasileiras da instalação da Missão Artística Francesa no Rio de Janeiro durante o período joanino. É quando a figura da mulher aparece nas obras dos principais artistas. A mulheres, quase ocultas nas imagens do período colonial, surgem ocupando inúmeras pinturas e aquarelas. Nessas obras estão gravados o cotidiano e o contexto social. Esta análise recorre cronologicamente a primeira metade do século XIX até aproximadamente a década de cinquenta. A partir deste momento, a figura de d. Pedro II ocupa, com destaque, a produção e as representações artísticas. A segunda metade do século inicia um novo período marcado por uma multiplicidade de estilos na arte e pela chegada da fotografia.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |