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Título: A IMAGEM DA MULHER NOS RETRATOS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX
Autor: VERÓNICA CECILIA GOBET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA EDUARDA CASTRO MAGALHAES MARQUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33546
Catalogação:  10/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33546@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33546

Resumo:
O presente estudo tem como objeto de investigação a produção pictórica de retratos femininos durante a primeira metade do século XIX, momento da independência e da consolidação do Império brasileiro. Este trabalho busca analisar as mudanças nas representações artísticas, associando-as ao processo histórico da sociedade brasileira de então, em especial à dinâmica da corte imperial, instalada na cidade do Rio de Janeiro. O ano 1816 marca o início da análise, considerando a relevância histórica para as artes brasileiras da instalação da Missão Artística Francesa no Rio de Janeiro durante o período joanino. É quando a figura da mulher aparece nas obras dos principais artistas. A mulheres, quase ocultas nas imagens do período colonial, surgem ocupando inúmeras pinturas e aquarelas. Nessas obras estão gravados o cotidiano e o contexto social. Esta análise recorre cronologicamente a primeira metade do século XIX até aproximadamente a década de cinquenta. A partir deste momento, a figura de d. Pedro II ocupa, com destaque, a produção e as representações artísticas. A segunda metade do século inicia um novo período marcado por uma multiplicidade de estilos na arte e pela chegada da fotografia.

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