$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O JEITINHO BRASILEIRO DO VAREJO: RESTAURANTES QUE COBRAM ACIMA DE 10 POR CENTO DE SERVIÇO
Autor: GIULIA IGNOTO ROSA TAVARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL KAMLOT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33535
Catalogação:  09/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33535@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33535@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33535

Resumo:
Este trabalho busca entender porque os consumidores de restaurantes pagam pela taxa de serviço e qual a percepção deles sobre os estabelecimentos que cobram taxas acima dos 10 por cento padrão. Para isso, foram realizados questionários de autopreenchimento online com 200 pessoas entre exemplos de cobrança tanto de 10 por cento de taxa de serviço quanto acima disso. Os respondentes revelaram se incomodar com taxas acima do padrão, e consideram desonestos os estabelecimentos que não revelam o percentual que está sendo cobrado. Além disso, foi observado pela análise das respostas que muitas vezes os clientes não acreditam que o atendente mereça gorjetas mas efetuam o procedimento por pressão social e constrangimento, alguns dos respondentes se quer sabiam que o pagamento da taxa de serviço é opcional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui