$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: PALESTINIAN WORKING WOMANSOCIETY FOR DEVELOPMENT: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RESISTÊNCIA NÃO VIOLENTA PALESTINA
Autor: HELENA SABINO RODRIGUES CUNHA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 33506
Catalogação:  05/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33506@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.33506

Resumo:
O presente trabalho pretende analisar a resistência não violenta presente na Palestina, dando uma ênfase ao movimento de resistência protagonizado por mulheres. Trata-se de estudo de caso realizado com a ONG Palestinian Working Woman Society for Development (PWWSD), uma das principais organizações de mulheres presentes nos Territórios Palestinos Ocupados.O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica sobre resistência não-violenta, partindo, sobretudo, da perspectiva de Gene Sharp, e sobre o movimento de mulheres palestinas, baseado nas contribuições de Ellen Fleishman, Shadi Wadi, IslahJad e Rosemary Sayigh, entre outras. A análise da ONG se deu com base em relatórios disponíveis em seu site, referentes aos trabalhos realizados pela organização em 2013 e 2014, entrevista realizada com uma integrante da organização em fevereiro de 2016 e a partir da leitura de demais materiais publicados pela PWWSD (folders e informações disponíveis no seu site). A hipótese testada é de que o movimento de mulheres palestinas possui uma ampla tradição de resistência não violenta e que a PWWSD se insere de forma paradigmática neste contexto. Ao analisar a literatura referente à resistência não violenta no contexto específico da Palestina, notamos uma diferença de abordagem entre os estudos realizados antes e depois dos Acordos de Oslo, sendo os primeiros mais confiantes nesse tipo de resistência como ferramenta para superação da dominação israelense. Em relação ao movimento de mulheres palestinas, analisamos a presença desse tipo de resistência desde o início da colonização sionista e, com maior nível de detalhe, nos trabalhos desenvolvidos pela PWWSD.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui