$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: GÊNERO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: O USO DA VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ARMA DE GUERRA
Autor: FLAVIA WERNER SCHOLZ
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 33490
Catalogação:  04/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33490@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.33490

Resumo:
O presente artigo aborda a prática da violência sexual quando utilizada como arma de guerra e a relação oriunda entre as questões de gênero e a perpetuação dessa em áreas de conflito. A pesquisa utiliza-se de uma perspectiva feminista, mediante o apontamento de fatores que buscam explanar sobre o problema. O estudo propõe uma articulação entre o estudo de gênero nas RI, a desigualdade de gênero e a prática da violência sexual como arma de guerra. A partir das elucidações apresentadas, confirma-se a hipótese do trabalho de que ignorar as peculiaridades e violências específicas pelas quais as mulheres são historicamente e frequentemente submetidas, corrobora para que essas continuem sendo perpetuadas em áreas de conflito.Com contribuições de teóricos como J. Ann Tickner, Kimberlé Crenshaw, Fred Halliday, Joan Scott, Tatiana Moura entre outros, apresentam-se entendimentos acerca das questões de gênero na ciência e sua relação com as Relações Internacionais contemporâneas. Discorre-se sobre violência de gênero e sua perpetuação em conflitos compreendendo que o conceito de interseccionalidade é fundamental para análise de tal violência. Observa-se como é imprescindível que o tema seja discutido no âmbito das Relações Internacionais, uma vez que a solução para esse problema se liga intrinsecamente à garantia dos Direitos Humanos, à promoção da equidade de gênero e do re-estabelecimento da paz.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui