$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: DENTRO DOS MUROS DA ESCOLA: ALGUMAS MANEIRAS DE PENSAR E FAZER EDUCAÇÃO QUE APONTEM PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): KELLY MENESES PINTO

Colaborador(es):  MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO - Orientador
Número do Conteúdo: 33486
Catalogação:  04/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33486@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33486

Resumo:
Neste trabalho foram apresentadas bases teóricas que norteiam a compreensão da vertente da Educação Ambiental, envolvendo a questão dos quatro erres ecológicos, apontando essa relação como um instrumento criativo e eficaz na concepção e realização de atividades pedagógicas. Foram discutidas questões acerca da estreita ligação entre o consumo e as crianças, e o seu envolvimento com o tema da sustentabilidade, tão urgente em nosso tempo, mostrando-as como fonte de compreensão da realidade e transformação do mundo. Nesta perspectiva, tratamos também o lúdico e como o brincar livremente contribui significativamente para o desenvolvimento de qualidades cognitivas e sócio-afetivas em crianças. Analisando uma escola particular da zona sul do município do Rio de Janeiro, foi realizada uma investigação qualitativa, refletindo sobre as práticas sustentáveis desenvolvidas por esta instituição, se realmente são eficazes ou não, e sobre ações possíveis para um aprimoramento futuro. Dentro desse quadro, a educação e a sustentabilidade podem ser parceiros no processo de construção de uma nova relação entre o homem e a natureza. Através da reflexão acerca dos erres ecológicos e atividades pedagógicas como projetos, produções plásticas e construção de brinquedos, podemos ir problematizando e reconstruindo a relação das crianças com o meio ambiente de forma prazerosa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui