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Título: SOBRE AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: O QUE REVELAM OS MURAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): REGINA LUCIA MUCY DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO - Orientador
Número do Conteúdo: 33468
Catalogação:  03/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33468@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33468

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi analisar práticas e concepções pedagógicas, reveladas ou não, nos murais das escolas pesquisadas sobre a temática étnico-racial. Como o negro está representado nesses murais e de que forma eles contribuem para o reconhecimento e valorização da diversidade étnico-racial, bem como o combate ao racismo e à discriminação desde a educação infantil. A metodologia escolhida para investigar as questões acima, foi a análise dos murais em três espaços de educação Infantil da rede pública do Município de Nova Iguaçu. Este estudo aponta que 1) faz-se necessário trabalhos mais sólidos voltados para educação das relações étnico-raciais e a realização de práticas que atendem a questões de racismo, preconceito e discriminação, desde a educação infantil; 2) que é possível e fundamental educar para a igualdade de direitos, porque a escola está inserida numa sociedade de desigualdades; e, 3) que a escola precisa se transformar em espaço educador de toda a sociedade.

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