XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EU NASCI PRA BRINCAR: SOBRE INTERAÇÕES INFANTIS NAS BRINCADEIRAS DURANTE O COTIDIANO ESCOLAR Autor: PATRICIA MACIQUEIRA PEREIRA FUZETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33452
Catalogação: 02/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33452@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33452
Resumo:
Título: EU NASCI PRA BRINCAR: SOBRE INTERAÇÕES INFANTIS NAS BRINCADEIRAS DURANTE O COTIDIANO ESCOLAR Autor: PATRICIA MACIQUEIRA PEREIRA FUZETO
Nº do Conteudo: 33452
Catalogação: 02/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33452@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33452
Resumo:
Esta monografia é uma pesquisa qualitativa no campo da Educação Infantil. As interações infantis nas brincadeiras durante o cotidiano escolar, terá como sustentação teórica Walter Benjamim, Vygosky, Zóia Prestes, William Corsaro e Ângela Borba. Foram observadas interações de crianças de 4 e 5 anos, nas brincadeiras durante o cotidiano escolar de uma escola particular do município do RJ. O primeiro capítulo traz a criança como produtora de cultura e cidadã. O segundo capítulo traz a documentação educacional que fundamenta o direito à brincadeira no cotidiano escolar, bem como o significado do brincar e o terceiro capítulo aborda as interações nas brincadeiras infantis, registradas no caderno de campo a partir de observações. O objetivo central do estudo foi compreender o que acontece nas interações infantis durante as brincadeiras escolares. As análises revelam que as crianças, nas relações vividas em seus diferentes contextos, constituem suas culturas infantis a partir do mundo adulto, não apenas imitando-o, mas interpretando-o, dando significado as suas ações, constituindo-se como sujeito, sendo a brincadeira sua principal linguagem.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |