$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATA PARENTE GARCIA

Colaborador(es):  MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - Orientador
Número do Conteúdo: 33451
Catalogação:  02/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33451

Resumo:
O trabalho Ambiente esportivo e cuidado: repercussões no amadurecimento pessoal trata da facilitação ambiental ao processo de desenvolvimento do ser humano, proveniente de ações de cuidados advindas de fora do núcleo familiar. Tendo por base a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott, com ênfase em seus conceitos de ambiente facilitador e cuidado, buscou-se evidenciar as possibilidades que um ambiente esportivo tem de contribuir positivamente para a vida de crianças e adolescentes. Para tanto, elegeu-se um projeto social esportivo cuja filosofia preza pela formação de cidadãs, e não de atletas. Foram, então, selecionadas dez ex-participantes de suas atividades esportivo-educativas que tenham passado, no mínimo, cinco anos frequentando o projeto, e que tenham seguido carreiras diversas da esportiva. Realizou- se, então, uma entrevista com roteiro oculto semiestruturado, abordando os temas: histórico no projeto social, motivos de entrada, de permanência e de saída, aprendizados e o ambiente esportivo-educacional. Constatou-se, em seus discursos, que apesar de valorizadas, as questões esportivas são menos enfatizadas do que aquelas concernentes ao ambiente relacional do projeto. Estas, por sua vez, motivaram sua permanência e são responsabilizadas pelos aprendizados que as entrevistadas relatam terem tido. São também enfatizadas as repercussões da participação no projeto fora das quadras, em sua autoestima e sentimento de empoderamento perante a vida, no relacionamento interpessoal (em casa, no trabalho, na faculdade) e em seu senso ético. Para fins de análise dos dados das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui