$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: REFLETINDO SOBRE A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: MARILZA OLIVEIRA FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33450
Catalogação:  02/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33450@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33450

Resumo:
Este trabalho tem como ponto de partida a inquietude sentida por mim durante as aulas da disciplina Alternativas Pedagógicas da Educação Infantil ministradas pela professora Alexandra Coelho Pena no curso de especialização. Durante as reflexões propostas por ela e pela turma, remetia-me à proposta pedagógica existente na instituição em que trabalho. A partir daí o desejo de realizar um estudo que venha contribuir com a elaboração e construção de um novo documento para a escola. Uma proposta que de fato mostre a identidade da instituição, que pense, repense e reflita a prática que existe em seu cotidiano. Como esta etapa que hoje também pertence à Educação Básica do nosso País está em evidência, encontramos nas pesquisas algumas pessoas discutindo, debatendo o assunto objetivando oferecer uma educação infantil de qualidade às crianças pequenas. O primeiro capítulo descreve aquilo que os autores contemporâneos colocam como questões importantes para o desenvolvimento da construção da proposta pedagogia da instituição de Educação Infantil. Em seguida o segundo capítulo traz contribuições de Vigotsky, Piaget e Freinet que nos ajudarão a compreender um pouco o desenvolvimento da criança. O último capítulo apresenta a criança como protagonista da proposta pedagógica, tendo como destaque a brincadeira e as experiências vividas na escola em que trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui