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Título: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS DE MARCENARIA
Autor: OTAVIO MARIANO MARTINS DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3344
Catalogação:  13/03/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3344@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3344@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3344

Resumo:
A medição da percepção da qualidade de serviços de marcenaria é um tema muito pouco estudado pelos pesquisadores, embora essa seja uma área de negócios com grande potencial de crescimento e muitas vezes administrada de maneira intuitiva pelos próprios artesãos. Como a análise da literatura concernente ao desenvolvimento de modelos medindo a percepção da qualidade de serviços demonstra a existência de controvérsia entre os principais autores e a conseqüente dificuldade em obter um modelo global e consensual, optamos por desenvolver um modelo específico para o contexto em questão. Assim, definimos os atributos -confiabilidade, tangibilidade, atendimento e preço- e seus respectivos níveis -três-, e os utilizamos em uma pesquisa sobre percepção da qualidade de serviços de marcenaria. Por meio da análise conjunta revelamos a importância relativa dos atributos, com destaque para a confiabilidade e para o atendimento; bem como a utilidade de cada atributo em seus respectivos níveis. Relatórios de análise da evolução da importância relativa e da utilidade com relação às características socioeconômicas dos participantes da pesquisa revelaram tendências de diferenças relacionadas a tais variáveis, que podem funcionar como indicadores da existência de possíveis segmentos de mercado. Obtivemos altos valores de correlação linear e significância da análise conjunta, o que indica que o modelo tem um alto poder preditivo da preferência entre opções de serviços compostos por diferentes níveis dos atributos em questão e é estatisticamente significativo. Já a análise de clusters não permitiu a definição clara de segmentos de consumidores, muito melhor demonstrados pelos relatórios anteriormente citados. Os resultados deste trabalho podem orientar os administradores de marcenarias a estabelecer combinações ótimas de atributos e seus níveis a serem oferecidos ao consumidor; gerenciar de maneira efetiva esses atributos; estabelecer níveis de preços; segmentar mercados e posicionar seus serviços, desenvolvendo programas de marketing adequados; e ainda fazer análises competitivas e avaliar como os consumidores atribuem valor ao serviço; sem perder de vista a viabilidade de execução e prestação lucrativa do serviço. Sugerimos ainda a aplicação do modelo aqui desenvolvido em outros contextos de serviços, de maneira a testar sua aplicabilidade e adequação a outras áreas de negócios.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
BIBLIOGRAFIA  PDF  
APÊNDICES  PDF  
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