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Coleção Digital
Título: A HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA: QUANDO PERCEBEMOS AS CRIANÇAS NO BRASIL Autor: TATIANA NUNES PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE BRANDÃO SIQUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33433
Catalogação: 28/03/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33433@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33433
Resumo:
Título: A HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA: QUANDO PERCEBEMOS AS CRIANÇAS NO BRASIL Autor: TATIANA NUNES PEREIRA
Nº do Conteudo: 33433
Catalogação: 28/03/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33433@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33433
Resumo:
A história social da infância - quando percebemos as crianças no Brasil é um estudo desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica com o objetivo de delinear o lugar social da criança no Brasil e, para isso traz, a partir dos estudos de Ariés (1989), Heywood (2004) e Kramer (1976) um panorama do surgimento do sentimento de infância a partir da Idade Média e analisa a lenta caminhada em busca da mudança de paradigmas no que diz respeito à criança na sua individualidade. Nessa trajetória como se (re)contextualizou o sentimento de infância no Brasil colonial, pesquisando como era a visão de infância e, consequentemente, como se deu a educação dessas crianças e como surgiram as primeiras instituições escolares aqui. Procuramos compreender de que forma essas visões de infância permeiam a história e de certa forma contribuem para entendermos a infância de hoje, bem como suas necessidades e seu papel social.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |