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Título: A HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA: QUANDO PERCEBEMOS AS CRIANÇAS NO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TATIANA NUNES PEREIRA

Colaborador(es):  REJANE BRANDÃO SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 33433
Catalogação:  28/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33433@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33433

Resumo:
A história social da infância - quando percebemos as crianças no Brasil é um estudo desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica com o objetivo de delinear o lugar social da criança no Brasil e, para isso traz, a partir dos estudos de Ariés (1989), Heywood (2004) e Kramer (1976) um panorama do surgimento do sentimento de infância a partir da Idade Média e analisa a lenta caminhada em busca da mudança de paradigmas no que diz respeito à criança na sua individualidade. Nessa trajetória como se (re)contextualizou o sentimento de infância no Brasil colonial, pesquisando como era a visão de infância e, consequentemente, como se deu a educação dessas crianças e como surgiram as primeiras instituições escolares aqui. Procuramos compreender de que forma essas visões de infância permeiam a história e de certa forma contribuem para entendermos a infância de hoje, bem como suas necessidades e seu papel social.

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