$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA: QUANDO PERCEBEMOS AS CRIANÇAS NO BRASIL
Autor: TATIANA NUNES PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REJANE BRANDÃO SIQUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33433
Catalogação:  28/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33433@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33433

Resumo:
A história social da infância - quando percebemos as crianças no Brasil é um estudo desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica com o objetivo de delinear o lugar social da criança no Brasil e, para isso traz, a partir dos estudos de Ariés (1989), Heywood (2004) e Kramer (1976) um panorama do surgimento do sentimento de infância a partir da Idade Média e analisa a lenta caminhada em busca da mudança de paradigmas no que diz respeito à criança na sua individualidade. Nessa trajetória como se (re)contextualizou o sentimento de infância no Brasil colonial, pesquisando como era a visão de infância e, consequentemente, como se deu a educação dessas crianças e como surgiram as primeiras instituições escolares aqui. Procuramos compreender de que forma essas visões de infância permeiam a história e de certa forma contribuem para entendermos a infância de hoje, bem como suas necessidades e seu papel social.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui