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Título: ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS: DA REVELAÇÃO AO INÍCIO DA INTERVENÇÃO
Autor: JULIANA ARJONA PAULA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33384
Catalogação:  26/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33384@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33384

Resumo:
O abuso sexual é um problema de saúde pública, devido à elevada incidência epidemiológica e aos sérios prejuízos para o desenvolvimento das vítimas. O abuso sexual infantil é uma forma de violência que pode desencadear consequências cognitivas, emocionais e comportamentais, podendo se agravar no período situado entre a denúncia e o início da intervenção, período de grandes dificuldades para toda a família. O presente trabalho teve como objetivo analisar a integração entre a revelação do abuso sexual infantil, as consequências psicológicas e cognitivas decorrentes do tempo entre a revelação do abuso sexual e o início da intervenção psicológica e a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental como intervenção nos casos de abuso sexual infantil. Foi realizado um estudo com dados coletados a partir de trabalhos teóricos com revisão bibliográfica crítica, realizados com autores especializados no tema. Os resultados apontaram que quanto menor o tempo entre a revelação do abuso e o início da intervenção, menores são as consequências para as crianças vítimas, ou seja, crianças que permanecem mais tempo sem intervenção tendem a apresentar maior sintomatologia de depressão e sentimentos de raiva.

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