$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: COMPARTILHAMENTO DE FREQUÊNCIAS ENTRE ESTAÇÕES TERRENAS DO SERVIÇO FIXO POR SATÉLITE IMPLANTADAS DE MANEIRA UBÍQUA E RECEPTORES DO SERVIÇO FIXO TERRESTRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ERMINIO DA CAS NETO

Colaborador(es):  JOSE MAURO PEDRO FORTES - Orientador
Número do Conteúdo: 33371
Catalogação:  23/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33371@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33371@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33371

Resumo:
O crescente interesse em Sistemas de alta densidade do Serviço Fixo por Satélite (High Density Fixed-Satellite Services - HDFSS) deu origem a estudos na União Internacional de Telecomunicações (UIT) para que sua implantação siga recomendações no intuito de minimizar a interferência em outros serviços de telecomunicações. Tais sistemas são interessantes devido à sua flexibilidade na implantação ubíqua de terminais de pequeno porte, sem a necessidade de coordenação. Com o objetivo de regulamentar a implantação de tais sistemas, o Grupo de Estudos 4 do Setor de Radio comunicações da UIT, que trata do serviço fixo por satélite, tem desenvolvido e sugerido estudos visando à criação de uma recomendação contendo metodologias para o compartilhamento de frequências envolvendo estações terrenas (terminais) ubiquamente distribuídas. Assim, em 2003, na Conferência Mundial de Radio comunicações da UIT, foram identificadas faixas de frequências específicas para a operação de sistemas HDFSS, sendo que grande parte das faixas de frequência identificadas é compartilhada, em caráter primário, com os sistemas do Serviço Fixo Terrestre (FS) e, por este motivo, é importante que sejam desenvolvidos estudos para regulamentação e o controle deste compartilhamento. No âmbito da UIT a principal motivação desses estudos é a análise da interferência provocada por sistemas HDFSS implantados em um país em serviços que compartilham a mesma frequência em um país vizinho. É neste cenário que o presente trabalho propõe uma metodologia para avaliação da interferência produzida por terminais ubiquamente distribuídos em sistemas FS. Essa metodologia visa a determinação de uma região de coordenação, possibilitando, assim, que terminais sejam implantados livremente fora desta região, garantindo níveis adequados de interferência nos sistemas FS.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui