$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE REFRIGERAÇÃO MAGNÉTICA E REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR
Autor: JOSE EDUARDO SANSON DE PORTELLA CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33316
Catalogação:  20/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33316@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33316@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33316

Resumo:
Refrigeração magnética é uma tecnologia emergente e com um grande potencial de crescimento, que pode vir a substituir a tradicional tecnologia por compressão de vapor. Os materiais utilizados pelo refrigerador magnético não incluem refrigerantes nocivos ao meio ambiente, dado que não possuem Potencial de Depleção do Ozônio (ODP) ou Potencial de Aquecimento Global (GWP). Esta tecnologia utiliza o efeito magnetocalórico, propriedade intrínseca de certos materiais. Este efeito se baseia na magnetização e desmagnetização adiabática do material, com o propósito de criar um diferencial de temperatura. Um regenerador é constituído por este mesmo material, e é submetido a quatro processos distintos: magnetização, cold blow, desmagnetização e hot blow. Estes quatro processos constituem o ciclo de um regenerador magnético ativo, que simula um ciclo de Brayton. É proposto um dispositivo formado pelo regenerador constituído de gadolínio, dois trocadores de calor (um frio e um quente) e um dispositivo capaz de distribuir o fluxo de água pelo sistema. O dispositivo simula uma bomba de calor, que utiliza o efeito magnetocalórico para criar um gradiente de temperatura no regenerador, de forma a aquecer e resfriar o fluido que vem a trocar calor com os respectivos trocadores de calor. Um modelo unidimensional é desenvolvido simulando o dispositivo. O principal objetivo do trabalho é estipular o comportamento da temperatura através do regenerador, a capacidade frigorífica e o COP do dispositivo. Investiga-se também um parâmetro utilizado para medir a eficiência do sistema, o fator de utilização, e como a sua escolha consegue aprimorar a avaliação da eficiência do dispositivo. É feita uma comparação direta entre as tecnologias de refrigeração magnética e por compressão de vapor. Os principais parâmetros para a análise são: a capacidade frigorífica, custo e volume.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui