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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO DA MODELAGEM DINÂMICA E DE UM SISTEMA DE CONTROLE PARA UM VEÍCULO TERRESTRE COM QUATRO RODAS OMNIDIRECIONAIS Autor: MATHEUS CARVALHO MENDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURO SPERANZA NETO - ORIENTADOR
VIVIAN SUZANO MEDEIROS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33300
Catalogação: 16/03/2018 Liberação: 19/03/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33300&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33300&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33300
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO DA MODELAGEM DINÂMICA E DE UM SISTEMA DE CONTROLE PARA UM VEÍCULO TERRESTRE COM QUATRO RODAS OMNIDIRECIONAIS Autor: MATHEUS CARVALHO MENDES
VIVIAN SUZANO MEDEIROS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33300
Catalogação: 16/03/2018 Liberação: 19/03/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33300&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33300&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33300
Resumo:
O controle de trajetória é um assunto bastante abordado nos dias de hoje. Cada vez mais está sendo investido em novas formas de transporte que facilitem a locomoção e requeiram menos esforço do condutor. A frequência com que notícias sobre o desenvolvimento de carros autônomos por diferentes companhias, vem crescendo a cada dia que passa, pois as grandes montadoras enxergam esse como um cenário bom para aprimorar a forma de locomoção. Este trabalho é focado no problema de movimentação autônoma de um veículo com 4 rodas omnidirecionais. Ele tem como objetivo a modelagem dinâmica e a definição de um sistema de controle de trajetória e para este veículo. Para isto será apresentada uma abordagem em espaço estado para a modelagem cinemática e dinâmica e a apresentação de uma técnica de controle para definir um controlador para este sistema. Por fim, através do SimuLink, serão testados diversos cenários para avaliar o comportamento deste veículo em diferentes à estímulos externos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |