INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SIMULAÇÃO DO ESCOAMENTO EM MEIOS POROSOS FRATURADOS UTILIZANDO A EQUAÇÃO DE BRINKMAN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAFAEL FERRAO MOURA CRUZ

Colaborador(es):  MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
FREDERICO CARVALHO GOMES - Coorientador
Número do Conteúdo: 33296
Catalogação:  16/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33296@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33296@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33296

Resumo:
Devido a sua complexa formação geológica as rochas carbonáticas possuem características únicas quem compõem a sua estrutura. Apresentando-se como uma preocupação para aqueles que se empenham na recuperação de petróleo desses reservatórios, essa formação geológica é composta por rochas classificadas como sedimentadas, que são formadas pela deposição e cementação de sedimentos e corpos de água. Devido a sua formação de natureza complexa, essas rochas possuem matrizes composta por diversas heterogeneidade gerando problemas relacionados a variação da sua porosidade de acordo com o trecho que está sendo analisando. Alguns dos problemas que surgem quando o escoamento nessas rochas é colocado em questão são relacionados a modelagem do comportamento desse escoamento, a medida que numa mesma rocha são encontrados meios porosos e espaços vazios. Devido a essa questão, criar uma metodologia de trabalho para lidar com a modelagem desse escoamento não é uma tarefa trivial. Atacando esse problema em uma escala menor, a particularidade equivalente a cada parcela de uma matriz de uma rocha carbonática pode ser modelada utilizando métodos mais sofisticados. Para esse trabalho, empregando o métodos de elementos finitos, foi desenvolvido uma metodologia para a modelagem desse escoamento através da formulação da equação de escoamento de Brinkman. E para cálculo da permeabilidade média desses segmentos foi utilizada a lei Darcy para meios porosos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui