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Título: SUSPENSE E SURPRESA: A REPRESENTAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS EM TRÊS FILMES DE ALFRED HITCHCOCK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIA MOURA DURO

Colaborador(es):  ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - Orientador
Número do Conteúdo: 33286
Catalogação:  15/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33286@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33286

Resumo:
Este projeto de pesquisa busca identificar a forma como o cineasta inglês Alfred Hitchcock escolheu representar personagens com transtornos mentais em três de seus filmes, dois da década de 40 e um de 1960. Tendo como principal base o estudo de Sigmund Freud sobre transtornos mentais, foi realizada uma leitura aprofundada de cenas a fim de identificar como foi feita a representação da neurose, da perversão e da psicose nos três personagens principais dos filmes de Hitchcock. As obras de Martin Marcel, Gilles Deleuze e David Bordwell foram utilizadas de forma a observar os aspectos técnicos utilizados pelo diretor a fim de ressaltar as características dos transtornos. As obras de Paul Duncan, Donald Spoto, Stephen Rebello e a longa entrevista de Truffaut com Hitchcock serviram como base para conhecer a vida e obra do diretor e os motivos que o levaram a se tornar conhecido como o mestre do suspense.

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