$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS REOLÓGICAS DE UM FLUIDO DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GLAUCE DA SILVA GUIMARAES

Colaborador(es):  ALCIR DE FARO ORLANDO - Orientador
Número do Conteúdo: 33266
Catalogação:  13/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33266@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33266@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33266

Resumo:
Como parte da linha de pesquisa na área de estimulação de poços de petróleo, foi montado um viscosímetro tubular para análise das características de comportamento reológico de um fluido de fraturamento hidráulico (HPGUAR), dotado de dispositivo para preparação do fluido . Os dados experimentais obtidos foram tratados analiticamente segundo dois tipos de equações constitutivas: as do Modelo de Ostwald, amplamente utilizadas pelos pesquisadores da área de Engenharia de Petróleo, e as do Modelo de Bingham. Pela avaliação dos resultados obtidos, pode-se concluir que parecem ocorrer evidências de que o Modelo de Bingham possa ser mais adequado, por retratar de forma mais independente as contribuições isoladas do atrito viscoso e da componente gerada pela viscosidade plástica, na análise teológica do HPGUAR. Sugere-se que investigações mais detalhadas devam ser conduzidas, posto que eventualmente poderiam ser bastante úteis no esclarecimento da pendência existente nos resultados experimentais obtidos por diversos autores consultados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui