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Título: VALIDAÇÃO DE MODELO PARA ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI DE KART
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENAN FERREIRA FRAGA WANDERLEY

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE - Coorientador
Número do Conteúdo: 33244
Catalogação:  09/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33244@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33244@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33244

Resumo:
De forma geral o kart possui bastante semelhança com um carro comum, contudo seu funcionamento é muito diferente. O kart não possui nem suspensões nem diferencial e por isso, ao entrar em uma curva, o chassi torce e deforma para que não haja arrastamento das rodas e com isso seja capaz de completar a curva. Portanto, é relevante estudar a estrutura do kart para que seja possível analisar seu comportamento e buscar melhorias para esta, de forma a aumentar seu desempenho em pista. Este trabalho propõe uma metodologia com o auxílio de dois softwares, SOLIDWORKS e MATLAB, para obter a matriz de rigidez do chassi através de simulações e testes. Com esta matriz consegue-se determinar os deslocamentos resultantes de quaisquer esforços que sejam aplicados em determinados pontos (juntas) da estrutura. Este método foi validado a partir de comparações com a solução analítica de diversos problemas. Assim, foi possível simular situações reais que ocorrem com o kart durante uma corrida como frenagem, aceleração e as deformações resultantes da realização de curvas. Utilizou-se o software para aplicar esforços referentes à transferência de carga que ocorre com veículos durante seu movimento. Ao estudar o comportamento da estrutura, com a aplicação dos esforços de transferência de carga, durante uma curva, foram verificados alguns comportamentos típicos de situações de corrida, como por exemplo, a perda de contato da roda traseira com o solo.

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