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Título: UM ESTUDO DE FADIGA DOS PARAFUSOS DE FIXAÇÃO DAS RODAS DOS BOEING 747/1300 E 747/1200 E REFLEXÕES SOBRE UMA ABORDAGEM DA QUALIDADE TOTAL
Autor: RICARDO GAZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HERALDO SILVA DA COSTA MATTOS - ORIENTADOR
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 33227
Catalogação:  07/03/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33227@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33227@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33227

Resumo:
A pesquisa foi motivada pelo fato de, em diversas Companhias Aéreas, ocorrer fratura nos parafusos que fixam os semi-cubos das rodas dos trens de pousos dos Boeing 747. A despeito da especificação de vida infinita preconizada pelo fabricante, a presente investigação, realizada com parafusos disponíveis no Centro de Manutenção (CEMAN) da VARIG, revelou fratura prematura, cuja causa é atribuída à inadequação do projeto. Com base nesta dissertação, foi realizado um estudo de fadiga dos parafusos e recomendações técnicas são apresentadas para evitar a fratura prematura. A sistemática do processo mecânico de manutenção dos parafusos pode contribuir positiva ou negativamente à vida destes. Portanto, complementando o estudo da fadiga dos parafusos, apresentam-se reflexões da prática da Qualidade Total como estratégia de otimização e racionalização do processo mecânico de manutenção dos parafusos, normalmente utilizados no CEMAN.

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