INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ENSAIOS SOBRE FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO DA GESTAÇÃO ATÉ ADOLESCÊNCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARINA AGUIAR PALMA

Colaborador(es):  GABRIEL LOPES DE ULYSSEA - Orientador
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO - Coorientador
Número do Conteúdo: 33180
Catalogação:  02/03/2018 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33180@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33180@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33180

Resumo:
Em três ensaios sobre a formação de capital humano desde a gestação até a adolescência. Os dois primeiros ensaios utilizam o Coorte de Pelotas de 1993. O ensaio introdutório analisa a relação entre a renda familiar no nascimento, na infância tardia e no final da adolescência e variáveis que refletem o capital humano aos 18 anos. Nossos resultados mostram que a renda no nascimento, durante a infância e a adolescência, afetam a formação de capital humano. A estimativa aponta maiores impactos na infância e nos anos de nascimento. Estes são consistentes com a existência de restrições ao crédito familiares, que são particularmente fortes na infância. No segundo artigo, investigamos os determinantes de longo prazo do capital humano, desde o nascimento até o início da idade adulta. Usamos o modelo de formação de habilidades humanas de (1) para estimar uma função de produção de habilidades ao nascimento e aos 11 anos. Seguimos para medir como essas habilidades se combinam para produzir resultados de capital humano. Mostramos que os investimentos dos pais têm fortes efeitos em todas as nossas dimensões do desenvolvimento infantil e em todas as idades. Além disso, usamos mudanças exógenas na renda durante a gravidez para mostrar que choques de renda podem ter efeitos duradouros sobre as habilidades da criança e, portanto, sobre os níveis de capital humano adulto. Finalmente, nossos resultados mostram complementaridades entre investimentos parentais, habilidades parentais e habilidades infantis. O terceiro ensaio investiga o Chile Crece Contigo, uma política nacional de desenvolvimento da primeira infância implementada no Chile. A política é destinada a melhorar o desenvolvimento das crianças via ambiente familiar e as capacidades de cuidados dos pais. Nós estimamos uma função de produção de habilidades para coortes pré e pós-ChCC, e encontramos melhorias nas habilidades cognitivas e não cognitivas para crianças com menos de dois anos de idade e resultados mistos para crianças com mais de dois anos de idade. Este aumento de habilidades não são apenas associadas a níveis mais altos de investimento parental, mas também com um aumento no produto marginal médio desta variável a.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui