As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A HORA DO BANHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A SUTILEZA DA FALA, DO OLHAR E DO TOQUE NOS CUIDADOS COTIDIANOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA CORREIA DE ARAUJO
Colaborador(es): SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 33100
Catalogação: 23/02/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33100@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33100
Resumo:
Título: A HORA DO BANHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A SUTILEZA DA FALA, DO OLHAR E DO TOQUE NOS CUIDADOS COTIDIANOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA CORREIA DE ARAUJO
Colaborador(es): SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 33100
Catalogação: 23/02/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33100@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33100
Resumo:
Esta pesquisa é um estudo de caso sobre a prática do banho em crianças de zero a um ano e quatro meses, matriculadas em Berçário I, em uma creche-escola privada, localizada no bairro da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. O objetivo foi descrever, analisar e discutir, com base nos textos de Judith Falk e outros autores, o momento do banho das crianças (meninos e meninas) no contexto de relações entre as profissionais. A metodologia empregada foi a observação, conversas informais com as profissionais e registros no diário de campo, tendo em vista não poder fazer registro de imagem das crianças, seja ela fotográfica ou fílmica. O enfoque dado à pesquisa está centrado nas observações das crianças, por meio das quais analisa-se a recepção do cuidado, na relação interativa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |