$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DO COEFICIENTE DE TROCA DE CALOR DE UM ESCOAMENTO DE AREIA TRANSVERSALMENTE A UM TUBO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO LOPES ALVES D AMICO

Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
Número do Conteúdo: 33086
Catalogação:  22/02/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33086@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33086@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33086

Resumo:
No cenário atual, a quase totalidade da energia que o homem utiliza é produzida sob demanda. Seu armazenamento se dá em represas ou sob forma de combustíveis, entre outros. Com o aumento da geração renovável, principalmente a partir das fontes solar e eólica, faz-se necessário desenvolver outras formas de armazenamento. Os centros de pesquisa buscam um método eficiente para tal. O objetivo desse projeto é analisar a viabilidade de um novo método de armazenamento de energia térmica, proveniente do Sol, usando partículas sólidas, uma espécie de areia, em substituição aos fluídos comumente utilizados (óleo ou sal fundido). Este projeto visa a determinação do coeficiente de troca térmica desta areia ao escoar externamente a um tubo. Um experimento será montado, onde a areia a uma temperatura elevada escoará ao redor de um tubo por onde passa água a ser aquecida. O resultado mostrará se a utilização desse material pode ser considerada em projetos futuros de armazenamento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui