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Título: DIMENSIONAMENTO DE TROCADORES DE CALOR DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE UM ÔNIBUS COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL PELO MÉTODO DE MULTIZONA (OU FRONTEIRA MÓVEL)
Autor: FERNANDO LINS VIDAL NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33068
Catalogação:  21/02/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33068@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33068@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33068

Resumo:
O presente trabalho projeta um sistema de climatização de um ônibus urbano com um fluído refrigerante da quarta geração, o HFO-1234yf, que possui menor impacto no ambiente quando comparado ao usado atualmente, o R-134a. Pela leve flamabilidade do novo fluído, propõe-se um novo tipo de configuração do sistema, um sistema de refrigeração indireta, onde se utiliza outro fluído em um ciclo de refrigeração secundário que circulará por todo ambiente do automóvel. Por segurança, o fluído HFO-1234yf fará seu ciclo dentro do motor para evitar incêndio na área interna do ônibus. O fluído secundário é um nanofluido que substitui a água gelada, normalmente utilizada em sistemas de refrigeração indireta, visando uma melhor condutividade térmica. O dimensionamento do sistema de condicionamento de ar será feito pelo método de fronteira móvel ou multizona, que leva em conta os diferentes estados que o fluído apresenta nas trocas de calor.

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