INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: LENTES DE CAMPO PRÓXIMO BASEADAS EM METAMATERIAL PARA ANTENAS RFID
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAROLINA MARIA SODRE CAMPOS AMARAL

Colaborador(es):  GLAUCIO LIMA SIQUEIRA - Orientador
JORGE VIRGILIO DE ALMEIDA - Coorientador
Número do Conteúdo: 33002
Catalogação:  15/02/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33002@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33002@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33002

Resumo:
A tecnologia RFID utiliza sinais de rádiofrequência para identificar e rastrear objetos. Essa tecnologia tem se desenvolvido rapidamente, possuindo diversas aplicações nas áreas de logística e comércio. Paralelo a isso, desde os anos 2000, tem emergido dentro da engenharia uma nova ciência que pesquisa estruturas complexas artificiais conhecidas como metamateriais: materiais produzidos artificialmente que possuem propriedades físicas não existentes na natureza. Tags de RFID funcionam por acoplamento indutivo que ocorre por intermédio de ondas evanescentes, tornando a distância efetiva de operação limitada. Além disso, devido ao rápido decaimento da intensidade do sinal, os erros de leitura se tornam comuns quando muitas tags RFID estão posicionas próximas uma das outras, pois não há energia suficiente para que todas respondam ao leitor. Este trabalho irá apresentar o desenvolvimento de lentes de campo próximo baseado em metamateriais, que podem ser utilizadas para focalizar modos evanescentes existentes no sistemas por acoplamento indutivo, com o intuito de melhorar a eficiência das tags RFID e aumentar a distância efetiva de operação. Na fase experimental serão utilizados Cartões Inteligentes, um tipo de identificação por rádio freqüência (RFID) similar as tags. A identificação desses cartões inteligentes é através da técnica de Comunicação de Campo Próximo, em inglês Near Field Communication (NFC).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui