$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: HUMAN SMART CITIES: O CENÁRIO BRASILEIRO E A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM JOINED-UP NA DEFINIÇÃO DE CIDADE INTELIGENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANNE AUNE

Colaborador(es):  RAFAEL SOARES GONÇALVES - Orientador
Número do Conteúdo: 32955
Catalogação:  07/02/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32955@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32955@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32955

Resumo:
Os principais problemas enfrentados hoje pelas cidades estão relacionados ao crescimento da população urbana e ao desenvolvimento sustentável. Deste contexto emerge o importante debate mundial sobre as formas de planejamento mais adequadas ao atual momento. Ao mesmo tempo em que estamos diante dos maiores desafios da história das cidades, o avanço tecnológico se mostra exponencial, direcionando não só a solução para os problemas, mas promovendo também uma série de mudanças de paradigmas em relação à forma como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos. A Cidade Inteligente – termo conhecido mundialmente, mas com significado ainda pouco preciso – surge nesse contexto, em que a tecnologia é usada para resolver problemas urbanos, garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das pessoas. Esse trabalho tem como objetivo definir, a partir da revisão da literatura, o conceito de Smart City e relatar o movimento das Human Smart Cities, contextualizando o cenário brasileiro e as diferentes abordagens existentes. A partir da análise das iniciativas voltadas para o mercado de Smart Cities no Brasil, foi possível perceber a necessidade de um equilíbrio entre as abordagens top-down e bottom-up nos projetos existentes e futuros. É relevante sublinhar a importância do aspecto humano na definição de Smart City, valorizando a participação da sociedade através de ecossistemas de inovação que incentivem a co-criação das soluções, em conjunto com a esfera pública, empresarial e acadêmica. A descentralização das tomadas de decisão, juntamente com a integração dos sistemas inteligentes da cidade que definem a verdadeira Smart City.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui