INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O QUADRO DE GIZ HIGH-TECH: INVESTIGANDO A INTERAÇÃO DISCURSIVA QUANDO O COMPUTADOR É USADO COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TANIA DE OLIVEIRA PANARO DO NASCIMENTO

Colaborador(es):  VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - Orientador
Número do Conteúdo: 32849
Catalogação:  01/02/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32849@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32849@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32849

Resumo:
Os computadores são normalmente vistos como sinal de modernidade nas escolas. Entretanto, a presença de uma máquina sofisticada não garante que mudanças reais com relação a autonomia e pensamento crítico do educando estejam em curso.Essa pesquisa objetivou a investigação do uso de computadores como ferramentas de ensino, focalizando os padrões discursivos ocorrendo entre professor e alunos. Baseou-se no conhecimento das interações tradicionalmente assimétricas encontradas em situações formais de ensino/aprendizagem, contrastando tal paradigma com dados coletados através de observação sistemática – e posterior transcrição de gravações – de aulas que aconteceram no laboratório de informática de uma escola pública no Rio de Janeiro. A investigação busca momentos em que esse padrão não é seguido, assim mostrando que alguma mudança pode ser vislumbrada. As conclusões parecem indicar que o computador sozinho não determina variações no padrão e o conseqüente avanço na direção de uma maior autonomia na participação do aluno. Porém, a atitude do professor desponta como fator crucial para desencadear as mudanças desejadas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui