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Título: BRINQUEDO, CRIANÇA, CULTURA E CAPITALISMO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES PEDAGÓGICO-POLÍTICAS
Autor: AMANDA DA SILVA HONÓRIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CRISTINA LACLETTE PORTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32776
Catalogação:  23/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32776@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32776

Resumo:
O presente texto tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca das relações entre criança, brinquedo, cultura, mídias e capitalismo, dentro de uma esteira conceitual que leve em consideração a relação perene existente entre cultura, mídia e política – compreendida, para os fins deste artigo, como o conjunto de forças – econômicas, culturais e políticas – subjacentes ao status quo. As relações do homem com sua cultura se dão de modo que esta funcione como meio de os seres humanos afirmarem uma visão de mundo que os conduza a uma participação efetiva na ordem das coisas e isso, obviamente, se estende para as relações entre criança e brinquedo, configurando-as de algum modo. Utilizando o recurso da entrevista, o artigo investigar as diferenças e similitudes na percepção geral sobre a expressão cultural do brinquedo em diferentes classes sociais, correlacionado os achados de campo com as reflexões propostas ao longo dos capítulos.

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