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Título: O LUGAR DA CRIANÇA NA ESCOLA: AS MANIFESTAÇÕES INFANTIS E A BUSCA POR UMA PEDAGOGIA DA ESCUTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TATIANE RIBEIRO SOBRINHO

Colaborador(es):  MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO - Orientador
Número do Conteúdo: 32752
Catalogação:  22/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32752@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32752

Resumo:
Essa monografia tem como objetivo discutir o lugar da criança dentro da escola, revelando sua potência enquanto sujeito e afirmando o seu protagonismo no cotidiano da Educação Infantil. Através das relações entre infância e cultura e do brincar, buscou-se construir uma concepção de criança sujeito, que se apropria do meio em que vive e contribui para ele através de suas manifestações. A partir desta concepção, o texto apresenta a pedagogia da escuta como prática que procura tornar visível as aprendizagens das crianças, concedendo aos professores e também a escola, novos papeis e novas concepções. Dialogando com a prática e embasada em autores como Daniela Guimarães, Angela Borba, Vigotsky, William Corsaro e Carla Rinaldi, a monografia discute a importância do olhar sensível para as crianças.

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