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Título: SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE CARREGAMENTO EM UMA BASE DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor: VANESSA APARECIDA PINHEIRO

Colaborador(es):  FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 32749
Catalogação:  19/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32749@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32749@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32749

Resumo:
A busca por processos mais eficientes, e que tornem as operações mais produtivas, é constante e importante em um mercado em que as margens de lucros são cada vez menores, principalmente no segmento de combustíveis. Desta forma, as empresas que comercializam derivados de petróleo buscam, através de ferramentas computacionais, melhorarem suas atividades, desde aquelas mais estratégicas até as operacionais que ocorrem no decorrer dos dias. Com o objetivo de buscar oportunidades de melhorias nos processos, este trabalho tem como propósito modelar e simular um processo de carregamento em uma base distribuidora de combustíveis. Foram elaborados 5 cenários com a finalidade de avaliar os processos e recursos disponíveis para realizar carregamentos de caminhões tanques durante um determinado tempo. O modelo foi desenvolvido no software Arena e os resultados foram discutidos por meio de indicadores usados em operações com o foco em aperfeiçoamento de processos de carregamentos de veículos. Os indicadores foram apurados em cada cenário, para validação da capacidade de atendimento de acordo com suas particularidades. Para ratificar o modelo, um cenário foi utilizado e os outros 4 cenários se basearam na variação de tempo de operação e na quantidade de baias disponíveis para o carregamento, com enfoque em entender como seria o atendimento de variações da demanda de consumo. Através das avaliações dos resultados foi verificado que existe um problema de fila na operação e algumas sugestões de melhorias foram expostas no trabalho.

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