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Título: DA ESCUTA À PARTICIPAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DA CRIANÇA E SEU POTENCIAL TRANSFORMADOR DO COTIDIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELISA BRAZIL PROTASIO

Colaborador(es):  ALEXANDRA COELHO PENA - Orientador
Número do Conteúdo: 32742
Catalogação:  19/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32742@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32742

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar como se dão, e se acontecem, os processos de escuta e participação das crianças pequenas nas creches. A pesquisa se desenvolve acerca da experiência profissional vivenciada durante o projeto Criança em Foco, desenvolvido em duas creches comunitárias do município do Rio de Janeiro. A relevância do tema se dá pela urgência de mudar a visão conservadora que se utiliza do discurso da criança como se fosse um pote vazio a ser preenchido, e que ainda reverbera, e muito, nas instituições de educação infantil. A proposta do projeto é baseada, principalmente, na concepção de criança enquanto sujeito histórico, cultural, social e de direitos, plenamente capaz de participar e contribuir com aquilo que lhe diz respeito. No primeiro capítulo é apresentado o processo de escuta e participação das crianças, a partir da escuta e formação das educadoras e educadores, e a experiência da assembleia das/com as crianças. O segundo capítulo aborda a perspectiva teórica de escuta e participação infantil, convidando a reflexão sobre a práxis. No último capítulo a fotografia é apresentada como uma metodologia potente de desenvolvimento e prática da escuta do olhar da criança. Pretende-se com esta proposta de pesquisa apontar possibilidades de avanço em direção à escuta qualificada, que garanta a participação da criança e o exercício de seu potencial transformador, mesmo diante dos desafios que se apresentam.

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