$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A INFLUÊNCIA DA VONTADE DE SCHOPENHAUER EM FREUD E JUNG
Autor: EDUARDO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEANDRO PINHEIRO CHEVITARESE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32739
Catalogação:  19/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32739@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32739

Resumo:
É sabido por todos aqueles que estudaram o surgimento e posterior desenvolvimento da psicanálise que, em função de divergências teóricas entre os personagens principais do movimento psicanalítico, várias foram as rupturas entre tais figuras, mais notadamente entre o próprio criador da psicanálise, Sigmund Freud, e alguns de seus mais destacados discípulos, tais como Wilhelm Reich, Alfred Adler e Carl Gustav Jung. No que concerne à dissolução da relação profissional entre Freud e Jung e, consequentemente, também no campo pessoal, evidencia-se a divergência teórica crucial entre ambos, referente ao conceito de libido (energia psíquica). Buscamos neste trabalho definir a visão de cada um sobre tal conceito teórico bem como as características que os aproximam e os distanciam. Neste sentido estaremos nos valendo da Filosofia, ou mais precisamente de um filósofo alemão em particular, Arthur Schopenhauer, a fim de demonstrar como e em que medida seu conceito de Vontade influenciou tanto Freud quanto Jung na construção de suas próprias visões acerca da libido (energia psíquica), ou seja, qual a base filosófica que de alguma forma deu sustento aos pressupostos teóricos daqueles que são considerados os dois principais autores da assim chamada psicologia profunda.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui