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Título: A PROPOSTA PEDAGÓGICA IMPRESSA E A PROPOSTA PRATICADA
Autor: ROBERTA MENDES DA COSTA MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REJANE BRANDÃO SIQUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32715
Catalogação:  17/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32715@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32715

Resumo:
A Educação Infantil foi legitimada enquanto dever do estado e direito das crianças com a Constituição de 1988 representando uma valiosa contribuição na garantia dos direitos das crianças. Partindo deste princípio buscamos fundamentar essa reflexão traçando o contexto histórico da educação infantil com recortes na época escravista e o surgimento da Roda dos Expostos para compor a construção do olhar para as crianças pequenas e assim apresentar como se concebeu a creche no Brasil. No decorrer da pesquisa apresentamos alguns artigos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ 2009 que compõe a natureza da proposta pedagógica para as instituições de educação infantil, além das contribuições de Kramer, Corsino, Kishimoto e Veiga sobre currículo, proposta e planejamento. Refletir sobre o papel da proposta pedagógica e sua articulação na prática cotidiana da Educação Infantil é o objetivo a que se propõe o presente trabalho. A proposta pedagógica de uma instituição é o documento que apresenta a identidade da instituição, reunindo suas bases teóricas e fundamentação para as práticas então realizadas. A reflexão se concretiza com a análise da proposta pedagógica de uma instituição privada e a observação das rotinas diárias a fim de identificar como ocorria a sua concretização na prática.

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