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Título: A LEITURA E A ESCRITA NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUANA ARAÚJO

Colaborador(es):  REJANE BRANDÃO SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 32713
Catalogação:  17/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32713@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32713

Resumo:
O presente estudo tem por objetivo refletir a importância da leitura e da escrita para a formação do sujeito desde a Educação Infantil e como a leitura e a escrita pode facilitar o processo ensino aprendizagem. O trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta um resgate histórico sobre a Leitura e a Escrita, onde também ressalto sua importância na vida do sujeito, ligando a conscientização e o incentivo da escola, da família e da sociedade na sua formação. Considerando que a leitura e a escrita são ferramentas essenciais no processo de aprendizagem, o segundo capítulo buscou um apoio teórico para a realização desta proposta partindo de um levantamento histórico sobre o ensino da Leitura e da Escrita no Brasil e os seus métodos de ensino para ressaltar a importância da Educação Infantil na formação dos sujeitos leitores. No terceiro e último capítulo será abordado a Leitura e a Escrita na Educação Infantil, onde será frisado que ler e escrever é um direito para todos e que as práticas de leitura na Educação Infantil e suas propostas ampliam e estimulam as crianças para a conscientização de um processo ensino aprendizagem significativa. Deste modo, o presente estudo se propõe a refletir e enfatizar a importância do cuidado de todos os envolvidos nesse processo e ressaltar o papel da educação infantil na formação de leitores.

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