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Título: O NOVO PROCESSO ADMINISTRATIVO DO FUTEBOL BRASILEIRO E AS SOLUÇÕES MAIS VIÁVEIS PARA O SUCESSO FINANCEIRO E ORGANIZACIONAL DOS CLUBES
Autor: JOAO PAULO CAVALCANTI PEDROZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL KAMLOT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3270
Catalogação:  24/02/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3270@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3270@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3270

Resumo:
A transformação do futebol em uma atividade que ultrapassa os limites da disputa esportiva para ganhar contornos de negócio não pode ser desperdiçada por um país carente de recursos e de políticas sociais de grande impacto. Parte da grande e nova indústria do entretenimento, o futebol exige hoje um emprego de trabalho e capital que excede o tradicional universo dos atletas, técnicos, dirigentes e bilheteiros. Em torno do tablado de grama gira uma indústria mundial de US$ 260 bilhões - soma da simbiose de grandes redes de mídia, marcas de material esportivo, patrocinadores e licenciados fabricantes de produtos de consumo. O Brasil, embora seja uma das dez maiores economias do mundo e concentre em seu território a maior quantidade de praticantes de futebol do globo, responde por menos de 1% do valor total movimentado pelo esporte.

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