As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS: POR UMA INFÂNCIA COM ARTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANA CAROLINA OLIVEIRA DA SILVA
Colaborador(es): ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPES - Orientador
Número do Conteúdo: 32702
Catalogação: 16/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32702@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32702
Resumo:
Título: HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS: POR UMA INFÂNCIA COM ARTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANA CAROLINA OLIVEIRA DA SILVA
Colaborador(es): ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPES - Orientador
Número do Conteúdo: 32702
Catalogação: 16/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32702@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32702
Resumo:
A presente monografia destina-se a refletir sobre o quanto às concepções de infância mudaram ao longo dos anos e o quanto falar dessa criança contemporânea requer um olhar muito mais respeitoso as suas especificidades. No decorrer do trabalho o princípio estético é destrinchado a partir da abordagem de Reggio Emilia como possibilidade de uma educação de qualidade e comprometida com a expressividade da criança pequena. O uso do material não-estruturado durante processos de criação no cotidiano da Educação Infantil, também é um fio desse novelo que é finalizado com um relato baseado em algumas práticas inspiradas na arte educação e na abordagem Reggio Emilia,documentadas por fotografias. Trata-se de um trabalho construído pelas observações do cotidiano infantil que se solidifica em quatro aspectos, a criança enquanto ser ativo no processo de busca e construção de conhecimento, os materiais como linguagem e favorecedores de expressão e criatividade, a prática pedagógica como possibilidade revolucionária e a formação do professor dentro de todo esse processo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |