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Título: O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Autor: HELENA DE ARAUJO LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ARISTEO GONCALVES LEITE FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32680
Catalogação:  15/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32680@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32680

Resumo:
Esta monografia versa sobre o direito à educação infantil na legislação brasileira. Conquista recente, só veio a figurar como um direito da criança a partir da Constituição Federal de 1988, concebido após intensa mobilização social. Para chegar ao tema proposto, foi necessária uma breve contextualização histórica sobre o direito à educação em âmbito mundial, abordando o tema em algumas Convenções e Declarações internacionais reconhecidas pelo Brasil. Dialogando com textos de teóricos que contribuíram para a visão de criança cidadã de direitos, como Sônia Kramer e Vital Didonet, a legislação brasileira é abordada nos tópicos que têm relação direta ao direito à educação infantil. Além da Constituição Federal de 1988 fazem parte da legislação abordada: o Plano Nacional de Educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e o Marco Legal da Infância (2016). Sem o propósito de concluir ou esgotar o assunto, o estudo é um recorte dos principais dispositivos legais que amparam o direito da criança de zero a cinco anos ao acesso à creche e à pré-escola.

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