As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EXPERIÊNCIA DA CASA REDONDA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): TAMARA DE REZENDE MENDES PRADO
Colaborador(es): SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 32662
Catalogação: 12/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32662@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32662
Resumo:
Título: O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EXPERIÊNCIA DA CASA REDONDA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): TAMARA DE REZENDE MENDES PRADO
Colaborador(es): SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 32662
Catalogação: 12/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32662@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32662
Resumo:
O objeto de estudo deste trabalho é o espaço na Educação Infantil entendido como espaço físico e espaço simbólico. Para tanto, está baseado na análise de textos oficiais que regulamentam a Educação Infantil e em pesquisa de campo feita na escola Casa Redonda (SP). Procurei examinar as relações que se estabelecem entre o espaço e as propostas pedagógicas e como estas se manifestam na materialidade da escola. A Casa Redonda aparece como uma experiência inovadora em Educação Infantil e alinhada com as ideias preconizadas nas leis, principalmente no que se refere a qualidade do espaço oferecido a infância. No primeiro capítulo apresento alguns documentos oficiais que regem a Educação Infantil brasileira e reflexões sobre o espaço significado em diálogo com a abordagem de Reggio Emilia. No segundo capítulo trago a apresentação da Casa Redonda.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |