As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES ENVOLVIDAS NA ALFABETIZAÇÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): SANDRA REGINA SALDANHA QUEIROZ
Colaborador(es): MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA - Orientador
Número do Conteúdo: 32640
Catalogação: 11/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32640@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32640
Resumo:
Título: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES ENVOLVIDAS NA ALFABETIZAÇÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): SANDRA REGINA SALDANHA QUEIROZ
Colaborador(es): MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA - Orientador
Número do Conteúdo: 32640
Catalogação: 11/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32640@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32640
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar as implicações envolvidas no processo de alfabetização de crianças que apresentam algum tipo de transtorno de aprendizagem, ressaltando a importância dos educadores e da direção escolar como meio de permitir que cada criança receba a atenção adequada, assim como seus familiares, garantindo assim o acesso às devidas adaptações para que o processo de aprendizagem seja bem sucedido. Inicialmente, foi feita uma introdução ao trabalho, onde se abordou a delimitação do tema em questão, os objetivos e justificativas do mesmo. Em seguida, definiu-se o que são as dificuldades de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem. O trabalho prosseguiu com uma análise dos tipos de transtornos de aprendizagem e, finalmente, o papel do professor e do diretor escolar diante dessa problemática, sendo feitas recomendações específicas à equipe interdisciplinar que lida no ensino regular com a educação de crianças com esses transtornos. A conclusão ressaltou sobre o papel da direção escolar e dos profissionais que estão a cargo do aluno durante o processo de alfabetização.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |