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Título: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES ENVOLVIDAS NA ALFABETIZAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SANDRA REGINA SALDANHA QUEIROZ

Colaborador(es):  MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA - Orientador
Número do Conteúdo: 32640
Catalogação:  11/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32640@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32640

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar as implicações envolvidas no processo de alfabetização de crianças que apresentam algum tipo de transtorno de aprendizagem, ressaltando a importância dos educadores e da direção escolar como meio de permitir que cada criança receba a atenção adequada, assim como seus familiares, garantindo assim o acesso às devidas adaptações para que o processo de aprendizagem seja bem sucedido. Inicialmente, foi feita uma introdução ao trabalho, onde se abordou a delimitação do tema em questão, os objetivos e justificativas do mesmo. Em seguida, definiu-se o que são as dificuldades de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem. O trabalho prosseguiu com uma análise dos tipos de transtornos de aprendizagem e, finalmente, o papel do professor e do diretor escolar diante dessa problemática, sendo feitas recomendações específicas à equipe interdisciplinar que lida no ensino regular com a educação de crianças com esses transtornos. A conclusão ressaltou sobre o papel da direção escolar e dos profissionais que estão a cargo do aluno durante o processo de alfabetização.

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