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Título: SABERES TRADICIONAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL: A CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA GUARANI À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor: MÁDIAN BITTENCOURT ROCHA VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CELSO SANCHEZ PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32630
Catalogação:  11/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32630@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32630

Resumo:
Este trabalho buscou elencar elementos da cultura Guarani que possam colaborar em propostas e ações de educação ambiental. Utilizaremos como eixo orientador a interculturalidade. A cultura Guarani se caracteriza por ser uma cultura onde os conhecimentos sobre a natureza são muito elaborados e há uma clara perspectiva de indissociabilidade entre os elementos naturais e cultuais, neste sentido, este trabalho procurou, a partir de levantamentos bibliográficos sobre pesquisas com os Guarani, destacar elementos culturais que permitissem dialogar com o campo da educação ambiental no sentido de encontrar elementos capazes de oxigenar esta pratica educativa, no que diz respeito a percepção da integralidade do meio ambiente. Para tal recorremos a centralidade do conceito de interculturalidade na construção de uma educação ambiental atenta e sensível à dimensão cultural do meio ambiente.

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