As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SABERES TRADICIONAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL: A CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA GUARANI À EDUCAÇÃO AMBIENTAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MÁDIAN BITTENCOURT ROCHA VIEIRA
Colaborador(es): CELSO SANCHEZ PEREIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 32630
Catalogação: 11/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32630@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32630
Resumo:
Título: SABERES TRADICIONAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL: A CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA GUARANI À EDUCAÇÃO AMBIENTAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MÁDIAN BITTENCOURT ROCHA VIEIRA
Colaborador(es): CELSO SANCHEZ PEREIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 32630
Catalogação: 11/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32630@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32630
Resumo:
Este trabalho buscou elencar elementos da cultura Guarani que possam colaborar em propostas e ações de educação ambiental. Utilizaremos como eixo orientador a interculturalidade. A cultura Guarani se caracteriza por ser uma cultura onde os conhecimentos sobre a natureza são muito elaborados e há uma clara perspectiva de indissociabilidade entre os elementos naturais e cultuais, neste sentido, este trabalho procurou, a partir de levantamentos bibliográficos sobre pesquisas com os Guarani, destacar elementos culturais que permitissem dialogar com o campo da educação ambiental no sentido de encontrar elementos capazes de oxigenar esta pratica educativa, no que diz respeito a percepção da integralidade do meio ambiente. Para tal recorremos a centralidade do conceito de interculturalidade na construção de uma educação ambiental atenta e sensível à dimensão cultural do meio ambiente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |