$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: INSERÇÃO E ACOLHIMENTO: DISCURSOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: PAULA DE ABREU FRANCO NETTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32623
Catalogação:  10/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32623@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32623

Resumo:
Esta monografia aborda o tema da inserção e acolhimento em uma escola de educação infantil. Tem o objetivo de refletir os discursos e as práticas existentes nesse processo. O quadro teórico baseia-se na experiência de Reggio Emilia em educação e inserimento. Faz-se referência a Paulo Freire sobre adaptação e inserção (2007) e a Bakhtin (2002) sobre a propriedade dialógica das palavras. Neste contexto, realizo uma crítica sobre o uso da palavra adaptação escolar e trago a perspectiva de inserção-acolhimento, termo que operacionaliza o período de ingresso das crianças nas escolas de educação infantil. A pesquisa de campo foi realizada através do registro diário durante o ingresso das crianças que compreendiam a idade de um ano e meio a três, na Escola Sá Pereira, no Rio de Janeiro, em 2017. A triangulação dos dados foi feita através da análise interpretativa organizadas por categorias através das observações dos registros de campo. O mote desta pesquisa busca inferir como realizar o ingresso de crianças pequenas garantindo o seu bem-estar reconhecendo suas singularidades e subjetividades. É também um convite a reflexão sobre a nossa atuação no mundo na relação com as crianças.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui