XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A ILUSTRAÇÃO INFANTIL COMO RECURSO NARRATIVO: INFLUÊNCIA DAS IMAGENS NA LEITURA DE HISTÓRIAS POR CRIANÇAS Autor: SILVINA RUTH CRENZEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32610
Catalogação: 09/01/2018 Liberação: 09/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32610
Resumo:
Título: A ILUSTRAÇÃO INFANTIL COMO RECURSO NARRATIVO: INFLUÊNCIA DAS IMAGENS NA LEITURA DE HISTÓRIAS POR CRIANÇAS Autor: SILVINA RUTH CRENZEL
Nº do Conteudo: 32610
Catalogação: 09/01/2018 Liberação: 09/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32610
Resumo:
Esta Tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela
triangulação de um método quantitativo e outro qualitativo que teve por objetivo
detectar como a incorporação de animações interfere na compreensão de histórias
por crianças. Desde o advento do livro infantil, este passou por inúmeras
transformações conceituais e técnicas e evoluiu de gravuras e desenhos de linha a
uma ampla gama de estilos. Hoje, livros infantis exibem milhões de cores e
texturas diversas elaboradas com técnicas e recursos muito variados. No final do
século XX, as mídias digitais interativas já configuravam um novo suporte para
narrativas literárias. Acredita-se que possam promover um novo tipo de
relacionamento entre o sujeito que as lê e as histórias que para ele se desvendam
na medida em que interage com os conteúdos apresentados. No meio digital, as
ilustrações, sempre presentes em contos infantis, ganham novos contornos:
poderão contar com a animação. Com os livros eletrônicos digitais – e-readers –
que hoje são realidade, as crianças passam a ter a possibilidade de explorar
narrativas onde as imagens poderão ganhar movimento. Os resultados podem
colaborar, com designers, escritores, ilustradores, pedagogos e docentes
principalmente no esforço de estimular o prazer de ler no período que segue ao da
alfabetização.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, RESUMEN E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
ANEXOS |