$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PERCURSOS POÉTICOS PARA TRANSVER O MUNDO: AS NARRATIVAS INFANTIS E O FAZER-SE PROFESSORA PESQUISADORA
Autor: DÉBORA DE LIMA DO CARMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32597
Catalogação:  09/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32597@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32597

Resumo:
A presente monografia buscou tecer na relação prática-teoria-prática a potência mobilizadora dos dizeres poiesis das crianças no cotidiano da Educação Infantil. Dizeres que deslocam não só os saberes docentes e suas práticas pedagógicas, como também, as concepções que estruturam o modo como nós, adultos, nos organizamos e organizamos o mundo ao apresentarmos a eles. As narrativas infantis em sua dimensão poética convidam a um olhar inaugurador sobre velhos paradigmas da ciência, do conhecimento e da relação educador e educando. Convidam-nos a transver o mundo, como diz o poeta Manoel de Barros. O que fazemos com o que ouvimos? Que deslocamentos nos permitimos? Que outras relações se estabelecem diante da criança narradora? Fundamentando o texto em autores como Larrosa, Benjamin, Geraldi, Kramer, entre outros, procuro anunciar algumas das travessias que somos chamados a percorrer com a criança quando entendemos esse sujeito como ator social e produtor de cultura e, na mesma medida, nos assumirmos professores pesquisadores de nossa própria prática. Para tanto, inicio contextualizando historicamente a infância enquanto categoria e suas concepções, as conquistas no campo legal e a concepção de infância que norteia o texto. Na segunda parte do trabalho conceituo a concepção de professor/ora pesquisador/ora e finalizo abrindo o baú das coleções poéticas do cotidiano com narrativas infantis verbais e imagéticas que costuram as conceituações anteriormente discutidas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui