XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES: COMO ACONTECEM AS INTERAÇÕES DURANTE AS BRINCADEIRAS? Autor: GRACIELLI BERLANDA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32596
Catalogação: 08/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32596@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32596
Resumo:
Título: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES: COMO ACONTECEM AS INTERAÇÕES DURANTE AS BRINCADEIRAS? Autor: GRACIELLI BERLANDA DA SILVA
Nº do Conteudo: 32596
Catalogação: 08/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32596@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32596
Resumo:
Essa monografia tem o objetivo de pesquisar e analisar como acontecem as interações durante as brincadeiras no contexto da Educação Infantil. A pesquisa ocorreu em uma escola de Educação Infantil localizada na zona sul do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada através da investigação sobre os registros diários produzidos no Caderno de Observações de Turma, no período de fevereiro a setembro de 2017. Partindo da análise desses registros do cotidiano de trabalho, foi construído um diálogo com autores que nos auxiliam na reflexão sobre o tema. Destacamos o pensamento de Vygotsky, Angela Borba, Maria Fernanda Nunes e Sonia Kramer como referencial desse estudo. O objetivo do estudo é investigar as interações que as brincadeiras proporcionam para as crianças e os fatores que favorecem essas interações. Dentre esses fatores que influenciam a experiência do brincar, são destacados: a prática pedagógica dos professores, a rotina de trabalho na educação infantil, a valorização das linguagens das artes e a organização do espaço.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |