$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O QUE IMAGENS DIZEM PARA NÓS E SOBRE NÓS: COMPREENDENDO COMO OS MEUS ALUNOS E EU INTERAGIMOS COM IMAGENS
Autor: TERESA CRISTINA GOMES DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32561
Catalogação:  05/01/2018 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32561@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32561@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32561

Resumo:
Amplamente disponíveis em várias fontes on-line, imagens têm sido mais comumente utilizadas em sala de aula no ensino de inglês como língua estrangeira com a finalidade de enriquecer o aprendizado do idioma do que como um fim em si mesmo, levando-se em conta o seu potencial de possibilitar aos alunos ver seus significados intrínsecos (KARASTATHI, 2006). Por esta razão, professores de inglês como língua estrangeira podem e devem ser convidados a refletir sobre as razões pelas quais damos preferência a determinados tipos de imagens e como construímos significados durante as nossas interações com elas. Barthes afirma que o Punctum é um detalhe, um objeto parcial em uma imagem que atrai o nosso olhar e nos sensibiliza (1980:47). Portanto, neste estudo eu procuro entender as minhas próprias motivações por trás das minhas escolhas de determinadas imagens na sala de aula e quais detalhes em uma imagem me sensibilizam. Eu também procuro entender os significados construídos por um grupo de adolescentes alunos de inglês como língua estrangeira diante de imagens escolhidas por eles a partir de fontes on-line, assim como de que forma o Punctum emerge no discurso através dos textos produzidos por eles. Na minha tentativa de entender a minha própria prática e as interações dos meus alunos com imagens em sala de aula, eu recorro à Prática Exploratória (PE), uma forma de pesquisa por praticantes no ensino de línguas que objetiva integrar pesquisa, aprendizado e ensino (HANKS, 2015:2). Através da integração de uma pesquisa a uma atividade colaborativa em sala de aula, eu procuro obter um entendimento mais profundo de como fazemos as nossas escolhas e quais significados construímos através das nossas interações com imagens.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui