As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ANITA MALFATTI E A ARTE MODERNA: A CHEGADA DO MODERNISMO BRASILEIRO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELIZABETH GONDIM PEREIRA NUNES FERRANTE
Colaborador(es): ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 32560
Catalogação: 05/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32560@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32560
Resumo:
Título: ANITA MALFATTI E A ARTE MODERNA: A CHEGADA DO MODERNISMO BRASILEIRO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELIZABETH GONDIM PEREIRA NUNES FERRANTE
Colaborador(es): ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 32560
Catalogação: 05/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32560@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32560
Resumo:
O início do século XX, compreende uma época importantíssima na história cultural do Brasil. O modernismo brasileiro é abordado neste texto e foi investigado a partir da exposição de Anita Malfatti, em 1917, para que se pudesse evidenciar a construção histórica da nossa modernidade. O assunto é tratado no campo da historiografia através das vanguardas europeia e norte americanas para levantar questões sobre o nosso modernismo. Considerou-se a polêmica em torno da exposição de Anita Malfatti como geradora da força responsável pela renovação das artes brasileiras, culminando na Semana da Arte Moderna, em 1922. Diante dessa constatação buscou-se entender como ocorreu esse processo de transformação, quais os processos que advém dele e por consequência constrói a identidade brasileira.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |