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Título: A TRIBO DOS GOURMETS: UMA ANÁLISE BASEADA NA ABORDAGEM PÓS-MODERNA E NO CONCEITO DE VALOR DE LIGAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA ELISA BIOLCHINI MARCONDES FERREIRA

Colaborador(es):  MARIE AGNES CHAUVEL - Orientador
Catalogação:  03/01/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32540@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32540@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32540

Resumo:
Recentemente, muitos pesquisadores de comportamento de consumo tem se interessado pelo marketing pós-moderno e seus desafios à teoria moderna e tradicional do marketing. Na abordagem pós-moderna, o comportamento de consumo dos indivíduos não é mais analisado com base em características demográficas, psicográficas e outras características de segmentação, e sim a partir de estilos de vida e sistemas de valores dinâmicos e aparentemente contraditórios. Além disso, esta abordagem estuda o comportamento dos indivíduos como parte integrante de grupos, as chamadas tribos ou comunidades pós-modernas. Tais comunidades possuem símbolos e consomem produtos e serviços em função dos valores de ligação que eles oferecem, ou seja, produtos e serviços que permitem ou suportam interação entre seus membros (Cova, 1995, apud Cova, 1997; Cova, 2001). O objetivo principal deste trabalho é identificar as características de uma tribo pós-moderna bem como a existência de valor de ligação em seu consumo. O grupo selecionado para esta pesquisa, de caráter exploratório, foi o dos gourmets que cozinham. A escolha do grupo buscou contribuir para a disciplina do marketing, não só do ponto de vista mercadológico, dado o crescimento do mercado gastronômico no Brasil, como do ponto de vista acadêmico, em função da escassez de estudos sobre este consumidor nas pesquisas de marketing relacionadas à comida. Os resultados sugerem que os gourmets que possuem o hábito de cozinhar constituem uma tribo pós-moderna, e que o ato de cozinhar para amigos apresenta diversos significados simbólicos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
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