INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: A CONSTRUÇÃO DA CONDIÇÃO LABORAL DO PROFESSOR PRIMÁRIO NO RIO DE JANEIRO (1854-1926)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATA DOS SANTOS SOARES

Colaborador(es):  ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador
Número do Conteúdo: 32499
Catalogação:  28/12/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32499@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32499@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32499

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com a história da profissionalização do professor primário a partir do entendimento das suas condições laborais entre 1854 e 1926, na cidade do Rio de Janeiro. O trabalho tem como ponto de partida uma análise inicial das chamadas profissões imperiais, Medicina, Direito e Engenharia, o que possibilitou a edificação de categorias de análise da profissão de professor primário, ladeadas pelas especificidades deste grupo profissional. Assim, destacamos neste trabalho os movimentos de feminização e feminilização do magistério, as mudanças das instâncias formativas, os movimentos de associativismo docente, além da visão salvacionista da educação, reforçada no período estudado. Na elaboração deste trabalho, realizamos o levantamento da documentação legal do período e fixamos como eixos de análise a reforma Couto Ferraz realizada em 1854 e as ações de Carneiro Leão à frente da Diretoria Geral de Instrução Pública, entre 1922 e 1926. A opção pelo estudo da legislação educacional está fundamentada no desejo de entender a profissão docente a partir da análise do mecanismo que consideramos mais expressivo de comunicação e relação entre os professores e o Estado: a normatização laboral. No entanto, para entender a legislação e seus impactos na organização dos professores foi necessário recorrer a uma diversidade de fontes, relatórios ministeriais, atas de congressos, publicações em jornais de grande circulação, manifestos e comunicações entre as autoridades administrativas e os professores. A análise desse material nos possibilitou observar movimentos interessantes de resistência e adaptações, por parte dos professores e do Estado, que resultaram em marcas profissionais distintivas como a fragmentação profissional e o controle do trabalho docente. Desta forma, acreditamos que o entendimento das condições de trabalho dos professores primários, ao longo da história, pautadas pela relação da categoria com o Estado, é um elemento chave para a compreensão da construção do lugar da profissão de professor na sociedade, para a constituição do fazer docente, entre outras questões que cercam este ofício.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui